Friday, June 18, 2010

A minha alma está parva!

Tive a ver um comentário chamado Breaking Time no Discovery Channel que me deixou com imensa pena de nunca me ter interessado por Física ou Química.

O documentário falava de viagens no Tempo e fiquei completamente parva ao me aperceber que já está provado, teóricamente, que é possível. Plo menos para o Futuro. Fiquei tão abismada que fui buscar um caderninho e, qual aluna aplicada, fui fazendo apontamentos do que eles diziam.

Tipo....pelo que percebi a velocidade da luz mantém-se, não se desacelera nem nada...mas o tempo é que se altera. A velocidade da luz é constante. O tempo não. Sendo assim, segundo um senhor chamado Einstein, é possível viajar para o Futuro utilizando a velocidade da Luz.
Eu não sei explicar isto muito bem....perdão....mas vou exemplificar com o que eles disseram:

Tipo...se pusessemos uma nave e um astronauta no espaço a viajar à velocidade da Luz, e se ele viajasse 500 anos-luz (ou seria 500 mil anos-luz? não me lembro!) ele voltaria à Terra 1000 anos depois MAS dentro da nave só se teriam passado 10 anos!! Oh my gosh! Os cientistas dizem que isto até era possível de se fazer porque já testaram com neutrões a velocidade da Luz no CERN com o Hadron Collider. Não aconteceu nada aos neutrões....logo não aconteceria nada a um humano. Envelhecia mais lentamente.

Tipo...se houvesse dinheiro (sim...é por isso que estas coisas não avançam) para fazer esta viagem ao Futuro a ideia era que a nave tivesse uma espécie de placas que eram atingidas por um laser buééé potente e, juntamente com a ajuda de um motor todo coiso, a nave percorreria 500 (?) anos-luz quase mesmo á velocidade da luz e, com a ajuda da órbita de alguma estrela ou grande planeta, o astronauta voltava para trás em direcção à terra. O laser entrava em acção de novo mas desta feita serveria para desacelarar. E pronto. 10 anos tinham-se passado para o astronauta...mas quando chegasse à Terra tinham-se passado 1000 anos.     ........ wwwooowww

Eles explicaram mais teorias e puseram-se a falar de buracos-negros...mas acho que é muito para a minha cabeça. Acho que tenho de ver o documentário outra vez. Se consguirem...vejam. Chama-se Breaking Time no Discovery Channel!!

1 comment:

  1. Este post ta muito grande, desculpa mas nao vou ler todo!

    ReplyDelete