Wednesday, June 6, 2012

Vénus está doidinho

E só volta a ficar doidinho de novo daqui a 105 anos que é quando passará novamente entre a Terra e o Sol permitindo aos humanos tirarem fotos como estas:


Cientistas e astrónomos amadores de todo o mundo preparam-se para observar o planeta Vénus a atravessar a face do Sol, na próxima semana, entre 5 e 6 de Junho. Um evento muito raro, que não será observado novamente em mais de 100 anos. E, pela primeira vez, uma nave – a Venus Express (VE) – estará à volta do planeta enquanto observa o fenómeno.
O trânsito de Vénus acontece apenas quando este planeta passa directamente entre o Sol e a Terra. Uma vez que o plano orbital de Vénus não está alinhado exactamente com o da Terra, os trânsitos ocorrem muito raramente, aos pares, com intervalos de oito anos, mas separados por mais de um século. O último trânsito foi em Junho de 2004, mas o próximo não será visto antes de 2117.
O trânsito de 2012 só será visível na sua plenitude no oeste do Pacífico, este da Ásia, este da Austrália e nas latitudes muito a norte. Para os Estados Unidos, começará na tarde de 5 de Junho e para a maior parte da Europa o sol irá nascer a 6 de Junho com o trânsito quase terminado. Os astrónomos alertam especialmente os observadores para nunca olharem para o Sol com os olhos desprotegidos, com óculos de sol normais ou através de um telescópio, já que isto pode causar cegueira permanente.


No comments:

Post a Comment