Thursday, September 6, 2012

Os Jogos da Fome


Quem tem um Tumblr e quem o usa frequentemente de certeza que conhece ou ouviu falar nos Hunger Games. Eles (o pessoal do Tumblr) venera este livro e o filme. É especie de moda....tipo o Twilight e o Harry Potter...se bem que isto é sem dúvida melhor que o Twilight.

Como tal desde de algum tempo que ando extremamente curiosa para ler isto e para ver o porquê de tantos admiradores. A premissa da história, lida na Wikipédia, agradou-me. Mundo futurista onde há uma arena onde todos se matam uns aos outros parece interessante.

Primeiro vi o filme...e confesso que pensei que fosse melhor. Depois pensei que bom deveria ser o livro porque, enfim, os filmes nunca chegam aos calcanhares dos livros não é verdade?

Comprei e comecei a ler. Posso garantir que não me agradou nada ser escrito na primeira pessoa. Também me apercebi logo que é um livro escrito para um público infanto-juvenil o que em inglês existe uma expressão melhor - young adult. E isto porquê? Sim tem as suas mortes e sangue e drama e blá blá blá....mas a escrita é muito...light. Quase não hã descrições nenhumas (eu confesso que adoro livros com descrições do cenário, roupas, aspecto das personagens) e lemos a história na perspectiva de uma míuda de 16 anos. Talvez não seja tão mau como eu descrevo....é apenas light demais. Lê-se numa tarde. Dá alguma emoção, descreve demasiado a comida quando devia era estar a descrever o ambiente à volta (não digo no género dos Maias mas tipo...do género do Harry Potter em que nos dá informação suficiente para imaginarmos as coisas.)

No entanto não nego que seja viciante. Acho que para vos fazer perceber a única comparação que encontro são aquelas músicas que não são nada de especial, apenas uns acordes, mas que a gente farta-se de cantar e depois tornam-se hits de karaoke e clássicos? É tipo isso. O Twilight é a Britney Spears, o Hunger Games é a Chistinna Aguilera (que sabe cantar) e o Harry Potter é....a Amy Winehouse? lol

Anyway....confesso que anseio ler os próximos livros.
Suponho que o Game of Thrones seja um Michael Jackson não?

2 comments:

  1. Portanto, já tenho o Game of Thrones em lista de espera, agora adiciono estes... O meu próximo ano vai ser cheio de livros! lol

    Mas, é pá, uma miúda de 16 anos... Pronto, é leve, eu percebi.

    ReplyDelete
  2. Hum...só achas light porque ainda não leste os próximos 2 livros...

    ReplyDelete